Marear (2018)

Marear é uma cartografia afetiva composta por imagens de embarcações pesqueiras e de passeio dos portos de Plataforma, Solar do Unhão, Porto da Barra e Ilha de Maré, localizados na Baia de Todos os Santos, em Salvador/BA. Sua estrutura de madeira e papéis especiais, ao mesmo tempo é e abriga barcos e cianotipias sobre papel de algodão. Marear é um convite à invenção de narrativas e histórias possíveis dos barcos de fibra ou madeira presentes neste livro de artista. Naus que compõem a paisagem de grande parte da orla marítima da cidade e representam os barcos presentes nos espaços íntimos das minhas memórias. Memórias afetivas construídas, durante minha infância e adolescência, no subúrbio ferroviário e Ilha de Maré; e mais recentemente, nas vivências entre os barcos do centro antigo da cidade. O projeto gráfico parte de fotografias dos barcos de transporte e pesca da Baía de Todos os Santos e os seus respectivos nomes de batismo. Uma investigação gráfica e tridimensional expressa nas texturas, cores e tipografias presentes nas próprias embarcações registradas.

O livro:

Autoria:

Ficha técnica:

local/ano:
salvador/2018
edição:
rv cultura e arte | tiragem
Idealização e projeto gráfico:
Montagem da estrutura:
Bianca Portugal
Costura:
Andreza Pires
Cianotipias:
Lia Cunha | Taygoara Aguiar
Fotografias:
Cor da capa:
Juliana Rangel
Pintura da capa:
Camila Correia | Janaína Spínola | Taygoara Aguiar
Agradecimentos:
Bruna Carvalho | Camila Correia | Carolina Albuquerque | Janaína Spínola | Juliana Rangel | Péricles Vinícius | Thalita Araújo
Agradecimento especial:

Descrição/especificação da obra:

ISBN:
978-85-64589-08-7
Tiragem:
50 exemplares numerados e assinados
Tamanho:
263 mm x 144 mm (fechado) | 420 mm  x 210 mm (aberto).
Tamanho:
464 mm x 140mm (fechado) | 464mm x 1000 mm (aberto)
Páginas:
28 p.
Estrutura:
4 folhas de papel de algodão (concqueror 300g/m2) com cianótipos revelados em ambas as faces.
Capa de compensado 4mm pintada com tinta pva.
A estrutura central de papel vegetal 180g/m2 abriga dois barquinhos de papel do mesmo material.
Todo o conjunto é costurado e colado no centro em uma estrutura de papel bindora dark-blue 120g/m2.
Impressos na luva que protege a capa e mantém o livro fechado, estão o título da publicação e o nome do autor, serigrafados com tinta branca.
Descrição Adicional:
O livro é dividido em quatro partes. Cada uma delas contem uma tira de papel com três dobras (quatro pedaços), revelado de ambos os lados. Em uma das faces apresenta recortes com os nomes das embarcações e as coordenadas de geolocalização de seus respectivos portos. Nas faces opostas revelam-se composições com os barcos de cada porto, distribuidos por toda a extensão das folhas de papel.
Apoio e Financiamento:
O livro foi realizado no contexto da primeira Incubadora de publicações gráficas da Galeria RV Cultura e Arte, em 2018.
A incubadora de Publicações Gráficas foi uma iniciativa da RV Cultura e Arte e teve apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. a revelação dos cianótipos, a confecção das capas e impressão em serigrafia foram realizadas no Fablab, LabDesign e Ateliê de Gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Acesso:

Venda:
Disponível no site da Galeria RV: https://rvculturaearte.com/LOJA
Consulta:
Acervo físico da coleção Poligrafia, na Escola de Belas Artes/UFBA.
Endereço: Avenida Araújo Pinho, 212 – Canela – Salvador/BA – CEP: 40110-150