Miolo v.2: apresentação da equipe

Durante esse ano uma parte da Tiragem esteve empenhada na produção da #miolorevista, que será lançada em breve. Essa postagem é para apresentar essa equipe incrível.

Bacharel em Artes Plásticas pela UFBA (2015), é ilustradora, diretora de arte, designer e editora. Vive e trabalha em Salvador, onde desenvolve projetos colaborativos em artes integradas e investiga o livro em suas possibilidades interdisciplinares através da Duna, estúdio criativo e editora. Em 2014 integra a equipe da Tiragem: laboratório de livros (EBA – UFBA) como membro do conselho editorial, e em 2019 passa a atuar como curadora e diretora de arte da Revista Miolo. Em 2017 é indicada na categoria Melhor Projeto Gráfico de Álbum pelo 18° Grammy Latino. Desde 2019 colabora como ilustradora nas edições de domingo do jornal Correio da Bahia.

Taygoara Aguiar possui experiência em Design gráfico, produção gráfica, animação e videografismo. Atuou como designer colaborador na Central de Produção Videográfica da Rede Bahia de Televisão (2003-2011), mas desde 2009, é professor de Projeto de Design e Produção Audiovisual da EBA/ UFBA, onde coordena, desenvolve e orienta projetos de pesquisa e extensão em design editorial, livros experimentais e animação. Atualmente no doutorado em artes visuais, pesquisa a poética no Design a partir da observação da produção de livros de artista em Salvador/BA. Como autor, organizou e produziu os livros: “Experimento Zero: serigrafia e notações gráficas” – publicado pela Tiragem: laboratório de livros; e o “Marear” –, publicado em parceria c

Larissa Monteiro

Larissa Monteiro é graduanda em Design pela Escola de Belas Artes da UFBA, é ilustradora e atua como Diretora Administrativa e Financeira da Alinhavo Empresa Júnior. Desenvolve projetos em design gráfico, ilustração e editorial, mas descobre diariamente novos amores dentro do design. Trabalhou como Designer Gráfica no SEBRAE-BA, e integra a Tiragem desde 2019. Desde então faz parte da equipe de comunicação e de editoração da Revista Miolo.

Zulmira Correia

Zulmira Correia é graduanda de Design pela Escola de Belas Artes, tem interesse nas áreas de Design Editorial e Têxtil, tendo desenvolvido pesquisas sobre livros através da experiência de estágio na Editora da Universidade Federal da Bahia, EDUFBA, e da editora universitária de livros experimentais, Tiragem: Laboratório de livros. A pesquisa têxtil é feita através da Teciteca, projeto de catalogação têxtil e técnicas de produção artesanais. As vivências e experimentações em tais percursos formativos a levaram a investigar o objeto livro em outros desdobramentos, através da relação têxtil e editorial, através da experimentação com o projeto, Respiros Poéticos: percursos, poesia e materialidades. Integra a Tiragem desde 2018, participou da Miolo número 1 e, atualmente, na Miolo número 2, atua como assistente da coordenação e da editoração.

Rebecca Cerqueira

Formada em Design Gráfico pela UNIFACS (2017), Rebecca Cerqueira trabalhou em agências de design e publicidade locais. Atualmente cursa o BI de Artes e integra a Tiragem desde 2019, e desde então faz parte da equipe de comunicação da Revista Miolo.

Gabriella Correia

Gabriella Correia é formada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e estuda Letras na UFBA, trabalhou como professora de Artes para alunos do ensino fundamental. Faz parte da Empresa Júnior Alinhavo da Escola de Belas Artes da UFBA. Possui interesse em Fotografia e Produção Audiovisual. Atualmente integra a equipe da Revista Miolo e é responsável pela cobertura fotográfica/audiovisual das ações do projeto.

Bernardo Machado

Bernardo Machado é mais um membro que seguiu na produção da segunda edição da #miolorevista durante o ano!
Bacharel em Letras pela UFBA, é tradutor, revisor e preparador de textos. Trabalhou na Edufba, na 2B Educação, passou por festivais de cinema como legendador, por agências de publicidade/campanha política como revisor/faz-tudo e foi coeditor da Trovoa Edições, selo de publicações independentes de Salvador/BA. Desde 2016 integra a Tiragem: Laboratório de Livros, como revisor e produtor editorial. Se aproximou do design há alguns anos, e acredita que as letras e as belas artes são, sim, próximas — e devem estreitar esses laços. Atualmente reside e trabalha em São Paulo/SP, enquanto cursa o programa formativo para tradutores literários da Casa Guilherme de Almeida.

Maria Carolina Barbosa

Estudante de Design da Escola de Belas Artes da UFBA, é quadrinista, ilustradora e letrista. Defende que “o traço a leva até onde ele acha que deve”, e a partir disso acredita que cada rabisco deriva de uma história que merece ser contada. Trabalhou como diretora de arte em agências de design e publicidade locais, como designer gráfica no SEBRAE-BA e atualmente é designer no Jusbrasil. Desde 2019, integra a Tiragem como parte da equipe de comunicação e editoração da Revista Miolo.