Revista Miolo v.2 (2019)

A revista MIOLO v.2 foi produzida por professores, estudantes, designers e artistas de diferentes linguagens. Trata-se de uma publicação coletiva que parte do desejo de fazer circular experimentos poéticos por meio de publicações periódicas. A Miolo é uma publicação que tem como projeto apresentar processos artísticos contemporâneos a partir de uma ótica soteropolitana. Assim, seleciona — por meio de chamadas abertas na internet — trabalhos de pesquisadores escritores, designers e artistas do Brasil e do mundo, interpretando-os e organizando-os em uma dramaturgia gráfica produzida a partir de experimentações técnicas realizadas em interlocução com artistas locais.

Aprender fazendo:

O projeto compreende a prática editorial como experiência de ensino-aprendizagem. Através da elaboração de vivências, busca-se experimentar as técnicas gráficas incorporadas ao projeto da revista, abrindo, deste modo, clareiras para que as estudantes cultivem suas próprias poéticas a partir do espaço da publicação.

Experimentações gráficas (playlist):

Diversas técnicas de impressão:

Clique na imagem abaixo para baixar o arquivo PDF da Miolo v.2:

Ficha técnica:

Local/Ano:
Salvador/2019
Edição:
Tiragem
Coordenação da extensão:
Coordenação editorial:
Lia Cunha | Taygoara Aguiar
Coordenação pedagógica:
Lia Cunha | Taygoara Aguiar
Direção de arte e curadoria:
Projeto gráfico e diagramação:
Larissa Monteiro | Lia Cunha | Maria Carolina | Rebecca Cerqueira | Zulmira Correia | Taygoara Aguiar
Produção gráfica:
Larissa Monteiro | Lia Cunha | Taygoara Aguiar
Registro fotográfico/audiovisual e montagem:
Gabriella Correia
Revisão::
Bernardo Machado | Laura Castro

Descrição/especificação da obra:

ISSN:
Tamanho:
190 mm x 230mm (fechado) | 380mm  x 230mm (aberto).
Lombada: 10mm
Acabamento:
Brochura com acabamento em homelt.
Páginas:
122 p.
Descrição adicional:
A capa e as primeiras onze folhas foram cortadas à laser com uma composição de círculos concêntricos com tamanho reduzido gradativamente.
A revista possui: (1) uma folha impressa com prelo tipoigráfico em ambas as faces; (2) duas páginas impressa em serigrafia, com tinta branca, mais uma folha solta de papel AG verde, para proteção; (3) uma folha formato A3, impressas em ambas as faces com serigrafia e risogravura, de papel Color Plus Los Angeles, 120 g/m2, dobrado ao meio e preso à lombada pelas extremidades; (4) uma folha impressa em ambas as faces com tipografia, na Gráfica Coutinho.
Colofão:
Os textos dessa revista foram compostos com as tipografias PT Serif, Gotham e Red Hat Display. A Tiragem de 200 exemplares foi impressa em risografia, reprografia e tipografia na Riso Ativa, EDUFBA, Escola de Belas Artes/UFBA e na gráfica Coutinho. Os papéis utilizados foram Pólen bold 90 g/m2, Colorplus Los Angeles 80 g/m2 e Sundance Natural White 216 g/m2. Finalizada na Finish. Verão de 2019.
Financiamento:
Publicação realizada com recursos dos próprios autores.

Acesso:

Venda:
Esgotada.
Consulta:
Acervo físico da coleção Poligrafia, na Escola de Belas Artes/UFBA.
Endereço: Avenida Araújo Pinho, 212 – Canela – Salvador/BA – CEP: 40110-150
Para saber mais sobre este projeto:
Clique aqui para mais informações.