< Miolo v.3: vivência de Áudio para vídeos (Reaper) >

Como caminhos de estudo dos processos que fazem parte da confecção da MIOLO v.3 convidamos colabadores da revista para conduzir vivências que nos auxiliam na elaboração e produção dela. 🌿

Em um desses encontros, tivemos a oportunidade de receber João Milet Meirelles <@joaommeirelles>. Em seus processo de criação, o músico digital é guiado pela noção do som como objeto – ou seja, a manipulação do som e a construção de timbre como expressão musical tão ou mais importante do que o pensamento de notas musicais ou ritmo. Essa noção, junto com a improvisação como método de criação, marcam o centro de sua pesquisa musical e resultam nos diversos projetos que compõe: Infusão, Taxidermia, Beto Junior, Sonar Atmosfera, Trilhas Sonoras, entre outros.

Nesta vivência realizada especialmente para a Revista Miolo, tivemos uma introdução ao programa de áudio (DAW) Reaper, com foco em edição de áudios para vídeo – corte, montagem, tratamento e correções. Além disso, desenvolvemos juntos um início ao processo de criação de trilha sonora para vídeo.

A Miolo v.3 tem convivido com edição de áudios para vídeos nos seus processos de confecção e foi um momento muito estimulante para a elaboração de outros momentos de produção.

João Milet Meirelles

João Milet Meirelles (@joaommeirelles), é compositor, produtor musical e fotógrafo. Graduado em composição e mestre em interpretação e criação musical pela EMUS-UFBA, desenvolve, desde 2010, o trabalho autoral Infusão – projeto focado no desenvolvimento de performances musicais e composições através da improvisação. Desde 2012, faz live electronics e é produtor musical dentro da banda Baiana System, com grande impacto na cena da música independente brasileira. Desde 2018, vem ministrando diversas oficinas sobre produção musical, síntese sonora, samples e programas de música, como o Ableton Live de maneira independente e em parceria com o Mundo Pensante em SP e online. João é compositor de diversas trilhas sonoras e compõe para as artes do corpo, artes cênicas e cinema/animação.